Pular para o conteúdo principal

Sobre as nossas lutas diárias e necessárias

No último dia 25 de julho organizei junto de outras amigas um evento chamado EmpoderAÇÃO das Pretas, em Uberaba Minas Gerais. O evento teve como objetivo comemorar o dia da Mulher Negra Latina Americana e Caribenha e também o dia da rainha do quilombo do Quariterê, Tereza de Benguela. O evento nasceu de uma vontade minha de militar pelas questões negras e de me unir com outras pessoas que tivessem o mesmo ideal em Uberaba, onde o movimento é pequeno e não atende as demandas atuais da nossa comunidade.

Posso dizer que o saldo desse encontro foi completamente positivo, além de fortificar minha amizade com as organizadoras do evento, pude conhecer outras pessoas que também possuem o mesmo interesse de trabalhar pela questão e isso por si só, já foi um resultado incrível. Porém, junto com tantas coisas positivas uma carga de negatividade atingiu minha vida, minha timeline e meu inbox (hahaha) e confesso que isso me abalou de certa forma. Muitas pessoas vieram me procurar dizendo que meu discurso era de ódio, separatistas e que eu estava vendo racismo em tudo. Como todas essas falas ainda estão rondando e me incomodando resolvi escrever sobre isso.

Acredito que o ser humano é único, cada um tem sua individualidade e junto a isso se soma diversas particularidades tais como cultura, educação ancestralidade, que contribuem para formar um ser único no mundo. Você nunca irá encontrar alguém igual a você, que pense o mesmo que você e isso é a parte mais linda da nossa humanidade. O problema é que conviver com a peculiaridade alheia é algo muito complicado e disso nasce o mito da supremacia, de que um pode vir a ser melhor que o outro, destaco resumidamente que a partir desse ponto de vista nasce o preconceito e com ele situações extremas como o holocausto, as guerras, à escravidão. Claro que o contexto histórico é muito maior, mas vamos partir desse princípio para que possamos chegar a algum ponto nesse texto.

Dentro da minha particularidade eu escolhi militar pelo negro no Brasil. Essa escolha nasce exatamente por uma simples questão: Sou Negra. Ou seja, vivencio as consequências de uma sociedade estruturalmente racista, sei o que é vivenciar o racismo diariamente desde a infância, com histórias minhas e dos meus. Porém, falar sobre o assunto é algo complexo. Que demanda tempo, estudo, leitura, disposição para desconstruir falas racistas que são internalizadas em nós durante toda uma vida, por isso a militância só veio agora.

Não quero falar sobre os casos de racismo que vivenciei, mas quero ressaltar que fiz uma graduação com muito esforço da minha parte e de toda a minha família e reconheço meu privilégio em ter uma família estruturada que pode apoiar as decisões que tomei durante a vida. Ouvi nesse período que não deveria cursar jornalismo, porque essa era uma profissão em que negros não obtinham muito destaque e até hoje guardo essa frase comigo, para provar diariamente que sou negra sim e posso fazer e ser simplesmente o que eu quiser. Porém, essa não é a realidade da maioria dos negros no Brasil. Somos a maior parte da população, só perdemos para países da África e mesmo assim não nos vemos representados em lugar algum.

Realizei um trabalho de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) sobre religiões de matrizes africanas e foi então que pude falar melhor sobre o assunto. Conheci literaturas negras, pude ler jornalistas que valorizam o registro e a memória cultural de toda essa particularidade humana que citei no início do texto.

Então, chego ao ponto onde quero levar os que lerem esse texto a refletir. Exatamente por conta de todo o histórico mundial de diferenças é que não dá para lutar por tudo. Mas a luta é extremamente necessária, vou me ater ao Brasil, pois como disse é a realidade que vivencio e procuro ler e estudar.

Hoje falo Libras (Lingua Brasileira de Sinais), porque em certo ponto da minha vida conheci uma garotinha muito especial que me mostrou o quanto essa demanda era importante, mas simplesmente não posso dizer que essa é minha luta, porque essa realidade não é algo que eu vivencio, mas sou grata aos interpretes e pessoas surdas que lutaram para que em 2002 um Projeto de Lei fosse assinado transformando os sinais em uma língua reconhecida no nosso país e isso garante equidade aos que necessitam disso. Sou feliz porque pessoas lutaram para que todos os locais públicos possam ter acesso a pessoas deficientes, porque, exatamente por não ter essa vivencia não saberia identificar qual a demanda dessa população e são muitas.

Sou grata aos militantes do movimento LGBTT, porque apesar de não sentir pessoalmente o que é a homofobia, transfobia ou lesbofobia eu sei que ela existe e o movimento precisa se organizar e se movimentar para atender as demandas que esse público precisa. Outro exemplo, não sou vegetariana, mas sei o quanto é necessário reduzir e repensar o consumo de carne no nosso país e no mundo e essa luta também é essencial.

O que eu quero dizer é que precisamos que cada um faça a sua luta, entenda, compreenda e saiba defender aquilo que acredita que é necessário para convencer o outro a mudar suas atitudes estruturais, isso é equidade. Devemos nos abraçar: Não luto pela sua causa, mas apoio a sua luta, no que posso te ajudar? Isso sim é o discurso de igualdade, “de mais amor”, que vejo tantos usarem como argumento para silenciar a fala alheia.

No meu caso milito pelo movimento feminista e negro porque é simplesmente o que eu sou. Mulher e negra. Precisamos entender que diversos movimentos são necessários para a busca de um mundo melhor. E mesmo assim dentro do movimento negro, diversas demandas são necessárias, mulheres negras, homens negros, crianças negras, todos necessitam de falas que possam representá-los e isso é de urgência.

Obviamente não vivemos mais nos tempos da escravidão, do apartheid, ou da falta de direitos civis, mas isso veio através de muita luta, sangue e mortes. E o que vejo hoje é uma falsa ilusão de que somos todos iguais, mentira! Como já disse somos diferentes e únicos e o que precisamos é de igualdade, a história nos diferenciou, batalhamos para que a sociedade possa reparar isso.

O que sinto falta é um olhar de maior apoio com a luta alheia, tentar entender que não vivenciamos a mesma realidade e entender que não caminharemos juntos, mas podemos caminhar lado a lado em busca de um sentimento único: uma sociedade mais igualitária. Chega de tentar silenciar os negros chamando nossas demandas de “vitimismo”. Quem não conhece a demanda alheia não fala sobre ela, e se simpatiza “se ajunte”, “se achegue” para somar, não tente diminuir ou minimizar.

Enfim, estou aí, sou Agnes Maria, negra, mulher, feminista e militante do movimento negro. Meu objetivo agora é trabalhar pelos meus, tentar livrar meus irmãos do que o racismo fez com a nossa autoestima e com a nossa história. Se minha fala te incomoda ela atingiu o objetivo com sucesso, não nasci pra acalentar, eu vim pra incomodar.

Do lado direito da rua direita
Sou leão, sou demais para o seu quintal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por mais que digam que não: Nós podemos respirar!

Já parou para prestar atenção na sua respiração hoje? Já pensou a sério a respeito do fato de que você pode respirar! Estou a quase um mês no processo de escrita e junção de elementos para a construção desse texto. Nesse tempo, diversas perspectivas a respeito da respiração me foram apresentadas e convido vocês a refletirem comigo sobre elas.   Vamos começar pela antiguidade, em meu resgate de África, a filosofia do continente se apresenta diariamente em meus estudos. Mas só recentemente tive o prazer de me conectar um pouco mais com a prática da yoga kemetica através do coletivo negro chamado Rekhetyoga , conduzido pelo casal Karimá Serene e Furaha Imani, meus primos, com quem tenho a honra de partilhar dessa jornada de construção de uma comunidade. Mas o fato é que em todas as aulas o foco é sempre na respiração. Shu é a divindade kemetica responsável pelo ar e com eles tenho aprendido que essa é a máxima da yoga: Respirar! Respirar é o centro de qualquer movimento da yoga e na

Dia da África e os laços que precisamos celebrar

Foi no dia 25 de maio do ano de 1963 por intermédio do imperador da Etiópia, Haile Selassie, que nasceu a Organização da Unidade Africana que posteriormente viria a se chamar União Africana (2002). Até os dias atuais celebra-se essa data como o dia da África, com o objetivo de demarcar a importância histórica do envolvimento de 32 países africanos que pensaram em Unidade, em reforçar os laços, incluindo cada um de nós os africanos em diáspora. Trago comigo, em minhas falas de estudo e militância, princípios do pan-africanismo, da afrocentricidade e unidade africana. No texto de hoje entrelaçada a cada um desses princípios quero falar sobre laços, dos palpáveis aos intrínsecos que fazem com que seja extremamente necessário comemorar e mais do que isso refletir sobre a data de hoje. Acredito que essa celebração reforça que nossa reconstrução enquanto povo se dará a partir de uma África livre, no continente e na nossa subjetividade dada na diáspora. O Honorável Marcus Garvey, quando e

Existe preto do Brasil x preto dos EUA?

[Esse texto era para o Instagram, mas ficou grande 🤷🏾‍♀️] Perdi o sono em mais uma madrugada e comecei a questionar os debates que estão sendo feitos, muita coisa importante sendo pautada e outras tão levianas que beiram à hipocrisia. Precisamos urgentemente abandonar o debate preto no Brasil x preto nos EUA. Enquanto perdemos tempo nessa briga, não olhamos pra a situação da forma que ela merece ser olhada.  Somos Afrikanos em qualquer lugar onde estivermos. Precisamos começar a nos enxergar como nação, como um povo e onde um de nós estiver sendo degradado todos nós estaremos. O fogo na delegacia em Minneapolis é significativo a todos nós, pois lava a honra por George, João, Evaldo, Ágatha dentre tantos outros. Pretos no Brasil nunca foram pacíficos, relembrem nossas revoltas no passado, somos quilombolas, somos Malês! Conheça pessoas que fazem muito na atualidade. Conheço várias, por isso, não desanimo. Pensando nisso, lembrei-me de cada passo que dei nos últimos 6 anos,