Pular para o conteúdo principal

Existe preto do Brasil x preto dos EUA?

[Esse texto era para o Instagram, mas ficou grande 🤷🏾‍♀️]


Perdi o sono em mais uma madrugada e comecei a questionar os debates que estão sendo feitos, muita coisa importante sendo pautada e outras tão levianas que beiram à hipocrisia. Precisamos urgentemente abandonar o debate preto no Brasil x preto nos EUA. Enquanto perdemos tempo nessa briga, não olhamos pra a situação da forma que ela merece ser olhada. 
Somos Afrikanos em qualquer lugar onde estivermos. Precisamos começar a nos enxergar como nação, como um povo e onde um de nós estiver sendo degradado todos nós estaremos. O fogo na delegacia em Minneapolis é significativo a todos nós, pois lava a honra por George, João, Evaldo, Ágatha dentre tantos outros.
Pretos no Brasil nunca foram pacíficos, relembrem nossas revoltas no passado, somos quilombolas, somos Malês! Conheça pessoas que fazem muito na atualidade. Conheço várias, por isso, não desanimo.
Pensando nisso, lembrei-me de cada passo que dei nos últimos 6 anos, mudando minha vida, minha corporeidade, toda a minha forma de enxergar o mundo em prol da minha sobrevivência, da sobrevivência dos meus e de toda a minha comunidade. Não há passividade em nenhum desses passos. 
A imagem que escolhi para esse texto traz dois amigos de luta, Maycon Junio e Vanessa Gomes. Nesse dia nós estávamos em nome do Coletivo Afrontar-se em um abrigo pra meninas menores. Lá são recebidas jovens cuja as famílias as abandonaram ou estão em situação de vulnerabilidade que é preciso intervenção. A maioria já foi estuprada, degradada, humilhada e passaram por coisas que eu dentro do meu “privilégio”, não consigo imaginar (todas negras). 
Tenho fotos lindas desse dia potente que ao meu ver tem a mesma intensidade que a delegacia em Minneapolis pegando fogo. Nessas fotos tem sorriso, adolescentes pretas restauradas falando em vida, em futuro em sobrevivência (mas não posso mostrá-las). 
Todo o estudo que buscamos, os livros que lemos e as falas que fazemos aqui na internet está dentro de um “privilégio” e precisamos usá-lo, para nos manter vivos e acender a potência em mais dos nossos! Compartilhar o conhecimento que adquirimos, também é parte importante do processo, ou nada faz muito sentindo. 
O questionamento não é se os de lá lutam e os de cá não, a pergunta que devemos fazer é, o que estamos fazendo pra trabalharmos pela nossa ressurreição enquanto povo? O processo é restaurar a nós mesmos, os nossos e toda a nossa comunidade. 
Coloque fogo em todo o ocidente ao seu redor, cotidianamente! A Babilônia precisa cair!
🔥🌻
#panafricanismo #Garveysmo #MarcusMosiahGarvey #GeordFloyd #icantbreathe #eunaoconsigorespirar #vidasnegrasportam #blacklivesmatter #nóspornós #4P #laemafrica #vidaemahundancia #deperacapoderosa 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por mais que digam que não: Nós podemos respirar!

Já parou para prestar atenção na sua respiração hoje? Já pensou a sério a respeito do fato de que você pode respirar! Estou a quase um mês no processo de escrita e junção de elementos para a construção desse texto. Nesse tempo, diversas perspectivas a respeito da respiração me foram apresentadas e convido vocês a refletirem comigo sobre elas.   Vamos começar pela antiguidade, em meu resgate de África, a filosofia do continente se apresenta diariamente em meus estudos. Mas só recentemente tive o prazer de me conectar um pouco mais com a prática da yoga kemetica através do coletivo negro chamado Rekhetyoga , conduzido pelo casal Karimá Serene e Furaha Imani, meus primos, com quem tenho a honra de partilhar dessa jornada de construção de uma comunidade. Mas o fato é que em todas as aulas o foco é sempre na respiração. Shu é a divindade kemetica responsável pelo ar e com eles tenho aprendido que essa é a máxima da yoga: Respirar! Respirar é o centro de qualquer movimento da yoga e na

Dia da África e os laços que precisamos celebrar

Foi no dia 25 de maio do ano de 1963 por intermédio do imperador da Etiópia, Haile Selassie, que nasceu a Organização da Unidade Africana que posteriormente viria a se chamar União Africana (2002). Até os dias atuais celebra-se essa data como o dia da África, com o objetivo de demarcar a importância histórica do envolvimento de 32 países africanos que pensaram em Unidade, em reforçar os laços, incluindo cada um de nós os africanos em diáspora. Trago comigo, em minhas falas de estudo e militância, princípios do pan-africanismo, da afrocentricidade e unidade africana. No texto de hoje entrelaçada a cada um desses princípios quero falar sobre laços, dos palpáveis aos intrínsecos que fazem com que seja extremamente necessário comemorar e mais do que isso refletir sobre a data de hoje. Acredito que essa celebração reforça que nossa reconstrução enquanto povo se dará a partir de uma África livre, no continente e na nossa subjetividade dada na diáspora. O Honorável Marcus Garvey, quando e