Pular para o conteúdo principal

Existe preto do Brasil x preto dos EUA?

[Esse texto era para o Instagram, mas ficou grande 🤷🏾‍♀️]


Perdi o sono em mais uma madrugada e comecei a questionar os debates que estão sendo feitos, muita coisa importante sendo pautada e outras tão levianas que beiram à hipocrisia. Precisamos urgentemente abandonar o debate preto no Brasil x preto nos EUA. Enquanto perdemos tempo nessa briga, não olhamos pra a situação da forma que ela merece ser olhada. 
Somos Afrikanos em qualquer lugar onde estivermos. Precisamos começar a nos enxergar como nação, como um povo e onde um de nós estiver sendo degradado todos nós estaremos. O fogo na delegacia em Minneapolis é significativo a todos nós, pois lava a honra por George, João, Evaldo, Ágatha dentre tantos outros.
Pretos no Brasil nunca foram pacíficos, relembrem nossas revoltas no passado, somos quilombolas, somos Malês! Conheça pessoas que fazem muito na atualidade. Conheço várias, por isso, não desanimo.
Pensando nisso, lembrei-me de cada passo que dei nos últimos 6 anos, mudando minha vida, minha corporeidade, toda a minha forma de enxergar o mundo em prol da minha sobrevivência, da sobrevivência dos meus e de toda a minha comunidade. Não há passividade em nenhum desses passos. 
A imagem que escolhi para esse texto traz dois amigos de luta, Maycon Junio e Vanessa Gomes. Nesse dia nós estávamos em nome do Coletivo Afrontar-se em um abrigo pra meninas menores. Lá são recebidas jovens cuja as famílias as abandonaram ou estão em situação de vulnerabilidade que é preciso intervenção. A maioria já foi estuprada, degradada, humilhada e passaram por coisas que eu dentro do meu “privilégio”, não consigo imaginar (todas negras). 
Tenho fotos lindas desse dia potente que ao meu ver tem a mesma intensidade que a delegacia em Minneapolis pegando fogo. Nessas fotos tem sorriso, adolescentes pretas restauradas falando em vida, em futuro em sobrevivência (mas não posso mostrá-las). 
Todo o estudo que buscamos, os livros que lemos e as falas que fazemos aqui na internet está dentro de um “privilégio” e precisamos usá-lo, para nos manter vivos e acender a potência em mais dos nossos! Compartilhar o conhecimento que adquirimos, também é parte importante do processo, ou nada faz muito sentindo. 
O questionamento não é se os de lá lutam e os de cá não, a pergunta que devemos fazer é, o que estamos fazendo pra trabalharmos pela nossa ressurreição enquanto povo? O processo é restaurar a nós mesmos, os nossos e toda a nossa comunidade. 
Coloque fogo em todo o ocidente ao seu redor, cotidianamente! A Babilônia precisa cair!
🔥🌻
#panafricanismo #Garveysmo #MarcusMosiahGarvey #GeordFloyd #icantbreathe #eunaoconsigorespirar #vidasnegrasportam #blacklivesmatter #nóspornós #4P #laemafrica #vidaemahundancia #deperacapoderosa 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por mais que digam que não: Nós podemos respirar!

Já parou para prestar atenção na sua respiração hoje? Já pensou a sério a respeito do fato de que você pode respirar! Estou a quase um mês no processo de escrita e junção de elementos para a construção desse texto. Nesse tempo, diversas perspectivas a respeito da respiração me foram apresentadas e convido vocês a refletirem comigo sobre elas.   Vamos começar pela antiguidade, em meu resgate de África, a filosofia do continente se apresenta diariamente em meus estudos. Mas só recentemente tive o prazer de me conectar um pouco mais com a prática da yoga kemetica através do coletivo negro chamado Rekhetyoga , conduzido pelo casal Karimá Serene e Furaha Imani, meus primos, com quem tenho a honra de partilhar dessa jornada de construção de uma comunidade. Mas o fato é que em todas as aulas o foco é sempre na respiração. Shu é a divindade kemetica responsável pelo ar e com eles tenho aprendido que essa é a máxima da yoga: Respirar! Respirar é o centro de qualquer movimento da yoga e...

DESENTOCA, SAI DA TOCA!

“É fácil vir aqui e mandar matar, difícil é dar uma chance a vida, não vai ser a solução mandar blindar o moleque foi pra vida bandida...” Falcão – MV Bill. Certa vez fui ao show que considero um dos mais bonitos que já vi até o momento, o show dos Racionais Mc’s. Fui criticada, julgada, ocasionei um desconforto familiar por isso. Vou explicar melhor. Assisti a esse show na zona leste de São Paulo, à chamada periferia. Confesso que fiquei com medo, porém, uma determinante na minha vida é nunca deixar que o medo me impeça de fazer algo. Fui ao show venci preconceitos, e posso dizer hoje com orgulho que vi um evento lindo, interação total dos cantores com o público nem uma briga e participação de mc’s populares na região. Coisa linda de se ver. Meses atrás minhas primas comentavam no facebook que haviam assistido a um show com vários rappers de nome – dentre eles o Mano Brown vocalista do Racionais - em um centro cultural localizado num ponto nobre e de fácil acesso de São...

Carta para a minha mãe

Faz um tempo que todos os meus textos remetem a você. Se antes eu já te usava como referência para muitas coisas, e sim eu já tinha total ciência disso, atualmente vejo você em praticamente todas as minhas falas, sinto sua presença e ouço sua voz em cada dúvida que tenho. Você me fez ser quem sou hoje! Dentre as inúmeras crises que sempre permearam a minha existência, de uma coisa eu tenho certeza você veio ao mundo para acender meu sol. Com sabedoria ancestral, me orientou a ser um ser humano melhor todos os dias. Talvez eu não tenha aproveitado bem a oportunidade, a gente sempre acha que alguma coisa ficou para traz, que algo não foi dito, que o mundo é injusto, porque nós duas merecíamos mais tempo juntas. De uma coisa eu tenho certeza: nós aproveitamos o nosso tempo! Seja nas brigas, nas diferenças que alimentamos e de todos os gritos que elas causaram, nós vencemos tudo isso e nos tornamos amigas. Você aceitou meu crescimento, desde que eu atendesse suas ligações, eu ace...