Pular para o conteúdo principal

Sobre o sentimento, as relações e a amizade


Estive pensando nos últimos dias qual assunto seria o melhor para ser abordado no blog. Logo senti uma sensação de vazio de vida meio parada sem algo verdadeiramente novo para falar, me expressar ou alarmar.

Hoje parei para pensar sobre o que verdadeiramente anda movimentando as diversas situações da minha vida nos últimos meses. As amizades. Foi então que resolvi falar sobre o sentimento que rodeia essa relação. 

Parei para refletir e percebi que realmente ninguém vive sozinho. Ninguém sobrevive, sem amigos, família ou colegas. A convivência com diferentes pessoas é diária e extremamente necessária para todos. 

Essas relações nascem diariamente e se fortalecem com o  tempo, com laços, de amor carinho e afeto. Eu particularmente sou uma pessoa de muitos amigos, considero respeito e amo muitas pessoas.

De maneira importante cada um deles marcou um espaço na minha vida e me ajudaram de maneira singular em momentos difíceis, raros e até mesmo felizes da vida.

Discordo da frase que diz que se descobrem os verdadeiros amigos na dor. Os verdadeiros amigos estão presentes e pronto. A dor ou a alegria não é fator que os faz permanecer ou não na vida de uma pessoa, a lealdade se constrói e ela não precisa de provas.

Amizade, amor, são sentimentos que não necessitam de provação. Para se dedicar a ter amigos basta se esforçar, e dedicar-se a sentir. Gosto muito de uma frase que diz “se perguntarem o que fiz da vida posso dizer que amei com muita intensidade todos que passaram por ela”... Não sei quem é o autor, mas agradeço a ele por interpretar de forma simples a minha maneira de gostar.

Agradeço aqui a todas as pessoas que tenho na vida, por permitirem que eu possa amá-las da maior e mais intensa forma possível.

 

Do lado Direito da Rua Direita ... Sempre intensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por mais que digam que não: Nós podemos respirar!

Já parou para prestar atenção na sua respiração hoje? Já pensou a sério a respeito do fato de que você pode respirar! Estou a quase um mês no processo de escrita e junção de elementos para a construção desse texto. Nesse tempo, diversas perspectivas a respeito da respiração me foram apresentadas e convido vocês a refletirem comigo sobre elas.   Vamos começar pela antiguidade, em meu resgate de África, a filosofia do continente se apresenta diariamente em meus estudos. Mas só recentemente tive o prazer de me conectar um pouco mais com a prática da yoga kemetica através do coletivo negro chamado Rekhetyoga , conduzido pelo casal Karimá Serene e Furaha Imani, meus primos, com quem tenho a honra de partilhar dessa jornada de construção de uma comunidade. Mas o fato é que em todas as aulas o foco é sempre na respiração. Shu é a divindade kemetica responsável pelo ar e com eles tenho aprendido que essa é a máxima da yoga: Respirar! Respirar é o centro de qualquer movimento da yoga e na

Dia da África e os laços que precisamos celebrar

Foi no dia 25 de maio do ano de 1963 por intermédio do imperador da Etiópia, Haile Selassie, que nasceu a Organização da Unidade Africana que posteriormente viria a se chamar União Africana (2002). Até os dias atuais celebra-se essa data como o dia da África, com o objetivo de demarcar a importância histórica do envolvimento de 32 países africanos que pensaram em Unidade, em reforçar os laços, incluindo cada um de nós os africanos em diáspora. Trago comigo, em minhas falas de estudo e militância, princípios do pan-africanismo, da afrocentricidade e unidade africana. No texto de hoje entrelaçada a cada um desses princípios quero falar sobre laços, dos palpáveis aos intrínsecos que fazem com que seja extremamente necessário comemorar e mais do que isso refletir sobre a data de hoje. Acredito que essa celebração reforça que nossa reconstrução enquanto povo se dará a partir de uma África livre, no continente e na nossa subjetividade dada na diáspora. O Honorável Marcus Garvey, quando e

Intolerância contra religiões de matrizes africanas também é um ato de racismo

O fato de a intolerância religiosa caminhar de mãos dadas com o racismo provoca, muitas vezes nos órgãos responsáveis por fiscalizar e punir, certa leniência, não porque a intolerância não deva ser combatida, mas porque estes órgãos ainda são incapazes de lidar de maneira eficaz com os temas ligados ao racismo. (Gualberto, Márcio Alexandre Martins 2011, p. 10) Terreiro  de Candomblé Aafin Oxumarê/ Foto: Naty Melo (utilizada no TCC: Relicário)  Começo com um trecho do Mapa da Intolerância Religiosa, uma junção de reportagens que retratam a intolerância religiosa no Brasil, para falar exatamente sobre o racismo e o quanto esses dois problemas estão interligados. As religiões africanas que cultuam os orixás datam de um histórico de mais de sete mil anos, porém no Brasil elas nascem a partir da chegada dos negros escravizados ao país. A primeira delas o Candomblé nasce no navio negreiro, juntamente com as mulheres negras, que na África tinham a responsabilidade de cuidar dos