Pular para o conteúdo principal

Chorinho em família

Na última segunda feira foi convidada pelo meu primo Bira a comparecer em um chorinho que acontece toda a semana nos bares que ficam na parte de baixo de onde ele mora. O legal, e o que eu não sabia, é toda a história que vem por trás desse evento que vou contar agora.

O chorinho acontece como um encontro dos músicos um ensaio para que eles possam se encontrar e fazer a coisa que mais amam que é tocar. A baguncinha dos músicos já andava incomodando a vizinhança do prédio, após a mudança desses irmãos para lá.
Há exatamente dois anos atrás no aniversário do meu primo Ubiratan Araujo Nascimento, (flautista, gaitista e mais conhecido como Bira Nascimento), nasceu esse encontro.

Nas laterais os irmãos Henrique Araujo com seu inseparável bandolim e Bira Nascimento com a Flauta e no meio  o companheiro das antigas e músico incomparável João Macacão (foto retirada da Revista do Bairro que entrevistou os três sobre a roda de choro) Revista Daqui



Em um belo aniversário a pessoa sem ideia para a comemoração resolveu chamar os amigos para o bar embaixo do prédio onde mora, local em que almoçava todos os dias já que não tinha mais o almoço da mamãe. E óbvio que essa reunião só poderia dar em Música.

A história fez tanto sucesso que os músicos começaram a se reunir no bar toda a segunda e foi então que a programação virou parte da programação cultural do bairro. Os irmãos que já eram conhecidos agora trouxeram a sua roda de choro para a programação.

De lá já saiu um novo grupo, novas apresentações e o público variado que adora um choro já encontrou no lugar, uma delicia de espaço para tomar uma gelada e também trocar informações. Apenas nas poucas horas que passei por lá recebemos convites para teatro, conversamos com outros músicos e trocamos ótimas experiências.

Como eu soltei nas minhas redes sociais, repito aqui agora: Bora ouvir um choro para abençoar a chegada em SP, simplesmente porque acho que esse é um som que caracteriza São Paulo e também as minhas raízes.


Do lado direito da rua direita... ouvindo um chorinho pra ser feliz 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por mais que digam que não: Nós podemos respirar!

Já parou para prestar atenção na sua respiração hoje? Já pensou a sério a respeito do fato de que você pode respirar! Estou a quase um mês no processo de escrita e junção de elementos para a construção desse texto. Nesse tempo, diversas perspectivas a respeito da respiração me foram apresentadas e convido vocês a refletirem comigo sobre elas.   Vamos começar pela antiguidade, em meu resgate de África, a filosofia do continente se apresenta diariamente em meus estudos. Mas só recentemente tive o prazer de me conectar um pouco mais com a prática da yoga kemetica através do coletivo negro chamado Rekhetyoga , conduzido pelo casal Karimá Serene e Furaha Imani, meus primos, com quem tenho a honra de partilhar dessa jornada de construção de uma comunidade. Mas o fato é que em todas as aulas o foco é sempre na respiração. Shu é a divindade kemetica responsável pelo ar e com eles tenho aprendido que essa é a máxima da yoga: Respirar! Respirar é o centro de qualquer movimento da yoga e na

Dia da África e os laços que precisamos celebrar

Foi no dia 25 de maio do ano de 1963 por intermédio do imperador da Etiópia, Haile Selassie, que nasceu a Organização da Unidade Africana que posteriormente viria a se chamar União Africana (2002). Até os dias atuais celebra-se essa data como o dia da África, com o objetivo de demarcar a importância histórica do envolvimento de 32 países africanos que pensaram em Unidade, em reforçar os laços, incluindo cada um de nós os africanos em diáspora. Trago comigo, em minhas falas de estudo e militância, princípios do pan-africanismo, da afrocentricidade e unidade africana. No texto de hoje entrelaçada a cada um desses princípios quero falar sobre laços, dos palpáveis aos intrínsecos que fazem com que seja extremamente necessário comemorar e mais do que isso refletir sobre a data de hoje. Acredito que essa celebração reforça que nossa reconstrução enquanto povo se dará a partir de uma África livre, no continente e na nossa subjetividade dada na diáspora. O Honorável Marcus Garvey, quando e

Existe preto do Brasil x preto dos EUA?

[Esse texto era para o Instagram, mas ficou grande 🤷🏾‍♀️] Perdi o sono em mais uma madrugada e comecei a questionar os debates que estão sendo feitos, muita coisa importante sendo pautada e outras tão levianas que beiram à hipocrisia. Precisamos urgentemente abandonar o debate preto no Brasil x preto nos EUA. Enquanto perdemos tempo nessa briga, não olhamos pra a situação da forma que ela merece ser olhada.  Somos Afrikanos em qualquer lugar onde estivermos. Precisamos começar a nos enxergar como nação, como um povo e onde um de nós estiver sendo degradado todos nós estaremos. O fogo na delegacia em Minneapolis é significativo a todos nós, pois lava a honra por George, João, Evaldo, Ágatha dentre tantos outros. Pretos no Brasil nunca foram pacíficos, relembrem nossas revoltas no passado, somos quilombolas, somos Malês! Conheça pessoas que fazem muito na atualidade. Conheço várias, por isso, não desanimo. Pensando nisso, lembrei-me de cada passo que dei nos últimos 6 anos,