Pular para o conteúdo principal

Chorinho em família

Na última segunda feira foi convidada pelo meu primo Bira a comparecer em um chorinho que acontece toda a semana nos bares que ficam na parte de baixo de onde ele mora. O legal, e o que eu não sabia, é toda a história que vem por trás desse evento que vou contar agora.

O chorinho acontece como um encontro dos músicos um ensaio para que eles possam se encontrar e fazer a coisa que mais amam que é tocar. A baguncinha dos músicos já andava incomodando a vizinhança do prédio, após a mudança desses irmãos para lá.
Há exatamente dois anos atrás no aniversário do meu primo Ubiratan Araujo Nascimento, (flautista, gaitista e mais conhecido como Bira Nascimento), nasceu esse encontro.

Nas laterais os irmãos Henrique Araujo com seu inseparável bandolim e Bira Nascimento com a Flauta e no meio  o companheiro das antigas e músico incomparável João Macacão (foto retirada da Revista do Bairro que entrevistou os três sobre a roda de choro) Revista Daqui



Em um belo aniversário a pessoa sem ideia para a comemoração resolveu chamar os amigos para o bar embaixo do prédio onde mora, local em que almoçava todos os dias já que não tinha mais o almoço da mamãe. E óbvio que essa reunião só poderia dar em Música.

A história fez tanto sucesso que os músicos começaram a se reunir no bar toda a segunda e foi então que a programação virou parte da programação cultural do bairro. Os irmãos que já eram conhecidos agora trouxeram a sua roda de choro para a programação.

De lá já saiu um novo grupo, novas apresentações e o público variado que adora um choro já encontrou no lugar, uma delicia de espaço para tomar uma gelada e também trocar informações. Apenas nas poucas horas que passei por lá recebemos convites para teatro, conversamos com outros músicos e trocamos ótimas experiências.

Como eu soltei nas minhas redes sociais, repito aqui agora: Bora ouvir um choro para abençoar a chegada em SP, simplesmente porque acho que esse é um som que caracteriza São Paulo e também as minhas raízes.


Do lado direito da rua direita... ouvindo um chorinho pra ser feliz 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por mais que digam que não: Nós podemos respirar!

Já parou para prestar atenção na sua respiração hoje? Já pensou a sério a respeito do fato de que você pode respirar! Estou a quase um mês no processo de escrita e junção de elementos para a construção desse texto. Nesse tempo, diversas perspectivas a respeito da respiração me foram apresentadas e convido vocês a refletirem comigo sobre elas.   Vamos começar pela antiguidade, em meu resgate de África, a filosofia do continente se apresenta diariamente em meus estudos. Mas só recentemente tive o prazer de me conectar um pouco mais com a prática da yoga kemetica através do coletivo negro chamado Rekhetyoga , conduzido pelo casal Karimá Serene e Furaha Imani, meus primos, com quem tenho a honra de partilhar dessa jornada de construção de uma comunidade. Mas o fato é que em todas as aulas o foco é sempre na respiração. Shu é a divindade kemetica responsável pelo ar e com eles tenho aprendido que essa é a máxima da yoga: Respirar! Respirar é o centro de qualquer movimento da yoga e...

DESENTOCA, SAI DA TOCA!

“É fácil vir aqui e mandar matar, difícil é dar uma chance a vida, não vai ser a solução mandar blindar o moleque foi pra vida bandida...” Falcão – MV Bill. Certa vez fui ao show que considero um dos mais bonitos que já vi até o momento, o show dos Racionais Mc’s. Fui criticada, julgada, ocasionei um desconforto familiar por isso. Vou explicar melhor. Assisti a esse show na zona leste de São Paulo, à chamada periferia. Confesso que fiquei com medo, porém, uma determinante na minha vida é nunca deixar que o medo me impeça de fazer algo. Fui ao show venci preconceitos, e posso dizer hoje com orgulho que vi um evento lindo, interação total dos cantores com o público nem uma briga e participação de mc’s populares na região. Coisa linda de se ver. Meses atrás minhas primas comentavam no facebook que haviam assistido a um show com vários rappers de nome – dentre eles o Mano Brown vocalista do Racionais - em um centro cultural localizado num ponto nobre e de fácil acesso de São...

Carta para a minha mãe

Faz um tempo que todos os meus textos remetem a você. Se antes eu já te usava como referência para muitas coisas, e sim eu já tinha total ciência disso, atualmente vejo você em praticamente todas as minhas falas, sinto sua presença e ouço sua voz em cada dúvida que tenho. Você me fez ser quem sou hoje! Dentre as inúmeras crises que sempre permearam a minha existência, de uma coisa eu tenho certeza você veio ao mundo para acender meu sol. Com sabedoria ancestral, me orientou a ser um ser humano melhor todos os dias. Talvez eu não tenha aproveitado bem a oportunidade, a gente sempre acha que alguma coisa ficou para traz, que algo não foi dito, que o mundo é injusto, porque nós duas merecíamos mais tempo juntas. De uma coisa eu tenho certeza: nós aproveitamos o nosso tempo! Seja nas brigas, nas diferenças que alimentamos e de todos os gritos que elas causaram, nós vencemos tudo isso e nos tornamos amigas. Você aceitou meu crescimento, desde que eu atendesse suas ligações, eu ace...