Pular para o conteúdo principal

DESENTOCA, SAI DA TOCA!

“É fácil vir aqui e mandar matar, difícil é dar uma chance a vida, não vai ser a solução mandar blindar o moleque foi pra vida bandida...” Falcão – MV Bill.

Certa vez fui ao show que considero um dos mais bonitos que já vi até o momento, o show dos Racionais Mc’s. Fui criticada, julgada, ocasionei um desconforto familiar por isso.

Vou explicar melhor. Assisti a esse show na zona leste de São Paulo, à chamada periferia. Confesso que fiquei com medo, porém, uma determinante na minha vida é nunca deixar que o medo me impeça de fazer algo. Fui ao show venci preconceitos, e posso dizer hoje com orgulho que vi um evento lindo, interação total dos cantores com o público nem uma briga e participação de mc’s populares na região. Coisa linda de se ver.

Meses atrás minhas primas comentavam no facebook que haviam assistido a um show com vários rappers de nome – dentre eles o Mano Brown vocalista do Racionais - em um centro cultural localizado num ponto nobre e de fácil acesso de São Paulo, não aguentei fui obrigada a discutir já que uma delas criticou minha ida ao show. Rap para burguês ver!

Onde quero chegar com esses exemplos? Criticamos sem fundamento. Por que ir a zona leste é algo inaceitável? Lá se concentra uma das maiores populações de São Paulo, peguei trem andei por lugares perigosos por APENAS 48 horas, pessoas de bem que vivem lá, repetem isso todos os dias.

A música no começo do texto retrata essa realidade. Tentamos nos proteger do crime com vidros blindados cercas elétricas, evitamos certos lugares e ainda por cima prezamos a censura. Não é assim que se resolve ou que nos livramos dos atos de violência. É necessário a aceitação de que somos culpados, de que oprimimos, não cuidamos, perdemos o controle de uma organização social. Primeiro é preciso aceitar isso depois buscar a capacitação, uma forma de fazer algo em prol de alguém. Mobilizar, sair do sofá.

Ir ao show dos racionais mudou não apenas o meu conceito, mas o da minha família, que agora tem duas opções continua me achando porra louca ou mudou a concepção. De algum modo eu plantei a semente da mudança. Ficar parado e ignorar a realidade não germinam a plantação da mudança.

Pensamentos voam como o vento:

Questionam que a tecnologia e jogos de videogame causam violência, e o que leva uma criança pobre a entrar para o crime organizado? Em minha opinião o que causa violência é o egoísmo capitalista arraigado em nossas entranhas, formamos essa sociedade hipócrita e suja que temos hoje e temos que arcar com as conseqüências agora, ou melhor, temos de buscar solucionar essas conseqüências antes de criticar.

Não se julga os verdadeiros fatores que levam uma pessoa a cometer uma violência contra a outra, é impossível mensurar os verdadeiros motivos que levam a fazer isso, pode ser fome, pode ser psíquico, pode ser auto defesa, pode ser qualquer coisa. Porém aos meus olhos a única verdade indiscutível é que de um jeito egoísta somos nosso próprio inimigo, causamos desconfortos ao próximo e de alguma maneira, seja com falta de atenção, carinho, amor, companheirismo, ou por falta de luta por medidas publicas e sociais que minimizem a injustiça ocasionada única e exclusivamente pelo egoísmo da massa, nos tornamos nosso próprio predador.

@amaanjos

Do lado direito da rua direita ... Sempre vida loka!

Comentários

  1. Falo bonito!
    Atravessa a rua e vem pra cá!

    ResponderExcluir
  2. Isso só nos mostra a nossa mania de estereotipar as pessoas de forma erronia, e não ver a realidade que muitas vezes está escancarada na nossa fuça, não é?!
    Falo bonita, amore

    ResponderExcluir
  3. Vlw pelos elogios galera!!!
    É bem isso Gu, perdemos tempo estereotipando as pessoas. E não buscamos soluções. Não saimos do sofá.
    Mudar o mundo talvez seja impossivel mas mudar a realidade proxima de você talvez tenha algum valor !!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por mais que digam que não: Nós podemos respirar!

Já parou para prestar atenção na sua respiração hoje? Já pensou a sério a respeito do fato de que você pode respirar! Estou a quase um mês no processo de escrita e junção de elementos para a construção desse texto. Nesse tempo, diversas perspectivas a respeito da respiração me foram apresentadas e convido vocês a refletirem comigo sobre elas.   Vamos começar pela antiguidade, em meu resgate de África, a filosofia do continente se apresenta diariamente em meus estudos. Mas só recentemente tive o prazer de me conectar um pouco mais com a prática da yoga kemetica através do coletivo negro chamado Rekhetyoga , conduzido pelo casal Karimá Serene e Furaha Imani, meus primos, com quem tenho a honra de partilhar dessa jornada de construção de uma comunidade. Mas o fato é que em todas as aulas o foco é sempre na respiração. Shu é a divindade kemetica responsável pelo ar e com eles tenho aprendido que essa é a máxima da yoga: Respirar! Respirar é o centro de qualquer movimento da yoga e na

Dia da África e os laços que precisamos celebrar

Foi no dia 25 de maio do ano de 1963 por intermédio do imperador da Etiópia, Haile Selassie, que nasceu a Organização da Unidade Africana que posteriormente viria a se chamar União Africana (2002). Até os dias atuais celebra-se essa data como o dia da África, com o objetivo de demarcar a importância histórica do envolvimento de 32 países africanos que pensaram em Unidade, em reforçar os laços, incluindo cada um de nós os africanos em diáspora. Trago comigo, em minhas falas de estudo e militância, princípios do pan-africanismo, da afrocentricidade e unidade africana. No texto de hoje entrelaçada a cada um desses princípios quero falar sobre laços, dos palpáveis aos intrínsecos que fazem com que seja extremamente necessário comemorar e mais do que isso refletir sobre a data de hoje. Acredito que essa celebração reforça que nossa reconstrução enquanto povo se dará a partir de uma África livre, no continente e na nossa subjetividade dada na diáspora. O Honorável Marcus Garvey, quando e

Intolerância contra religiões de matrizes africanas também é um ato de racismo

O fato de a intolerância religiosa caminhar de mãos dadas com o racismo provoca, muitas vezes nos órgãos responsáveis por fiscalizar e punir, certa leniência, não porque a intolerância não deva ser combatida, mas porque estes órgãos ainda são incapazes de lidar de maneira eficaz com os temas ligados ao racismo. (Gualberto, Márcio Alexandre Martins 2011, p. 10) Terreiro  de Candomblé Aafin Oxumarê/ Foto: Naty Melo (utilizada no TCC: Relicário)  Começo com um trecho do Mapa da Intolerância Religiosa, uma junção de reportagens que retratam a intolerância religiosa no Brasil, para falar exatamente sobre o racismo e o quanto esses dois problemas estão interligados. As religiões africanas que cultuam os orixás datam de um histórico de mais de sete mil anos, porém no Brasil elas nascem a partir da chegada dos negros escravizados ao país. A primeira delas o Candomblé nasce no navio negreiro, juntamente com as mulheres negras, que na África tinham a responsabilidade de cuidar dos